"Não se pode trabalhar sem combustível, porque a máquina humana é igual a qualquer outra e o combustível dela é o
alimento."
(Josué de Castro)

BOLO DE AIPIM



Macaxeira, mandioca e aipim, são alguns dos diversos nomes pelos quais é conhecida essa raiz que tem uma casca rugosa, facilmente destacável, e que, dependendo da variedade, pode atingir até 1 metro de comprimento. Originária da América do Sul, ela já era largamente utilizada como alimento pelos índios muito antes do descobrimento do Brasil, tendo sido transmitido por eles o hábito de consumi-la. Com sua farinha são feitos beijus, pirões, sopas e mingaus, e seu polvilho é aproveitado para engomar roupas e na fabricação de explosivos.
O aipim é boa fonte de energia, não tem proteínas nem gorduras e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), além de boa quantidade de potássio.


BOLO DE AIPIM

INGREDIENTES

1k de aipim ralado
3 ovos
100g de manteiga ou margarina
¾ de xícara de leite
2 xícaras de açúcar
1 pacote de coco ralado (reserve um pouco pra polvilhar)
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó




MODO DE PREPARO

Bata dos ovos junto com o açúcar, em outra vasilha misture o aipim ralado, o leite, a manteiga e o coco ralado. Depois misture delicadamente com os ovos batidos com o açúcar. Acrescente o fermento em pó e mexa mais uma vez. Coloque em fôrma de furo central untada e enfarinhada, polvilhe côco ralado antes de ir para o forno. Leve ao forno pré-aquecido 180º até dourar.

17 comentários:

Neneli disse...

Excelente receita!!
Sobrou um pedaço???
abç
Neneli

Maria Maia disse...

Então pelo que percebi, posso fazer com a farinha de mandioca que tenho cá?
Gostei muito
bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Opsssssssssss... eu quero!

bjsssssss

tia ionca @---;--- disse...

Deve ter ficado uma deliiiiiicia !!! bjs

Pitadasdilu disse...

Amo bolo de aipim, receita deliciosa...
Bjos, Lú.

kitutes da Brine disse...

Neneli, infelizmente não...Mas quando fizer outro te mando um pedaço. rs. bjs

Obrigada Abelha, mas essa receita é feita com o próprio aimpim e não com a farinha de mandioca. bjs

Opssss..vou te mandar um pedaço. rsrs .. bjs Anita

Tia Ionca, com certeza, ficou muito bom..não durou nadinha. rsrs bjs

Luciana, tb amo esse bolo, faça a receita vc vai adorar. bjs

Anna disse...

Eu amo bolo de aipim.
E sua entrada é maravilhosa, enfim seu blog está lindo. A música com Marisa Montes etc..
Mas adorei este visual de caderno, é difícil de fazer?
Enfim parabéns!!!

Anna disse...

Você é da minha cidade(moro aqui desde que nasci, e agora vou ter que me mudar de cidade).
Beijos

Rico disse...

Ficou super delicioso mesmo e gostoso, adorei ver o fofo do bolo ...yum :) xxx

kitutes da Brine disse...

Anna, q bom q gostou do meu blog, este estilo de caderno não é difi´cil de fazer...mas agora, pois quando quis mudar de template e não sabia cmo fazer isto, foi um horrorrr.rsrs quase desitir, mas persitir e ta aí o resultado.
Quanto a cidade onde nos moromos,ua pena q irá se mudar..mas manteremos o contato virtual. bjs


Ricardo, e aí meu amigo, q bom q gostou de ver o fofo do bolo rs

Rico disse...

Não sei o que é aipin mas ficou lindo mesmo assim
Aparenta ser doce e fofo, e ate tem coco.
jinhos doces xxx

kitutes da Brine disse...

Ah! Vc quis fazer uma rima tb...Gostei....rsrs
O bolo é doce, tem coco e é muuuito bom...
bjs

Rico disse...

A rima foi uma paga em relacao a que tu fizeste no meu...lol... a qual adorei também. Ja entendi o que é Aipim...brigado pela explicação.
Não, eu não sou do Brasil, sou de bem longe Inglaterra, United Kingdom, mas sou português de Portugal mas vivo aqui no UK.
Sim parece pintura a cobertura do bolo mas não é haha, que elogio, ficou tão perfeito parece pintura ...brigado :) xxx

Clau disse...

Olá,estava procurando uma receita de bolo de aipim e cheguei até seu blog.Já anotei para testar a receita e estou te seguindo.bjus.

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se o aipim tem que está cozida , e ñ vai farinha de trigo.Me chamo Nelissa.

Unknown disse...

Céus!!!Encontrei o que eu queria!!!Um lugarzinho dedicado a culinária,de um jeitinho simples e gostoso.Sou professora de ciências biológicas,queimados,rio de janeiro.Vou deixar meu contato....lucrisin@hotmail.com

Parabéns!!!Muito lindo td isso!!!Adorei!!

patiabeija-flor disse...

Olá Fabrine!!
Adorei seu blog!! E estas receitas... são de dar água na boca...
Minha mãe pediu para eu pesquisar uma receita de bolo de aipim na net (meu pai colheu alguns na pequena plantação dele... rs) e copiei este seu bolo, ok? Ela vai prepará-lo amanhã. O seu ficou lindíssimo e com certeza SABOROSO!!
Beijoss e parabéns pelo blog!
Patrícia Schmidt
www.meupratopreferido.blogstop.com

Postar um comentário









LIVRO DA ANITA

Vários. Uhuuu

SeuOrkut.com.br


2º selo. Ebaaa

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Sudeste, Brazil

Bon Apetit

Os melhores

Todas as receitas estão no Petitchef

Sigam me os bons. rs

Entre e dê uma espiadinha rs


Olá, meu nome é Fabrine Pacifico, tenho... ( é melhor deixar essa parte em off, rsrsrs), sou carioca, Pedagoga e gosto de me aventurar na cozinha fazendo essas guloseimas q só de olhar já ficamos satisfeitos (Nossa !!! Que prepotência. hehehe). Na verdade esse Blog foi feito por incentivo de uma amiga minha chamada Soraia Nicolino (apesar da minha resistência no início, refleti mais um pouco, achei a idéia legal e no final acabei fazendo, lógico com o assessoramento dela, (como colocar template, cursor, calendário, relógio, midi player etc.) afinal em se tratando de Blog eu era analfabeta. Rsrsr.. Ainda bem q ela não me cobrou hehehe Ah! Só falta ela fazer uma receitinha básica para eu colocá-la aqui (isso seria uma Marco na nossa história, já que ela passa bemmmmm longe da cozinha kkkkkk (Ops....será q ela vai gostar dessa revelação???? hehehehe) Bom, continuando.....nesse Blog contém as receitas que fiz, gostei e gostaria de compartilhar com vcs, pois acho legal essa interação virtual ( Ih! Até rimou.hehehe). Além de ter algumas receitas de pessoas q permitiram a publicação (Humm... publicação !? O negócio tá ficando sério !!! rsrsrs) Pronto, acho q é só isso.Gostaria de agradecer a visita, obrigada pela preferência ( rsrs ) e deixa um comentário POR FAVOR, ( o dedo não vai cair se for digitar algumas palavras, né? Rsrsrsrs) Agora chega, escrevi demais... (daqui a pouco isso vira uma Tese. rsrss )
Fiquem com Deus.....

Bem Vindo, Obrigada e Volte Sempre