"Não se pode trabalhar sem combustível, porque a máquina humana é igual a qualquer outra e o combustível dela é o
alimento."
(Josué de Castro)

PÃO DE MEL RECHEADO DA LOURDES MARIA


Pão de Mel Recheado da Lourdes Maria
Ingredientes

Para a massa:

- 1 xícara (medida) de leite (250ml) - (se precisar de mais leite, adicione,
mais 1/4 de xícara de leite = 65ml )
- 2 xícaras (medida) de farinha de trigo peneirada (260g)
- 1/2 xícara (medida) de chocolate em pó (+/-=55g)
- 1 xícara (medida) de açúcar mascavo (180g)
- 2 colheres (chá) de bicarbonato (total de 10g)
- 1 colher (chá) de cravo em pó
- 2 colheres (chá) de canela em pó
- 1/2 xícara (medida) de mel (125ml)


OBS 1.: Tem que tomar cuidado com o bicarbonato, não pode colocar muito, ou seja, as colheres (chá) NÃO são cheias

OBS 2: Se não encontrar o cravo moído, faça assim, na hora em que for esquentar o leite, para colocar na massa, coloque de 3 a 4 cravinhos para esquentar com o leite.
Na hora de usar o leite, tire os cravinhos.

Modo de Preparo:

1- Prepare a massa:

- Leve o leite ao fogo até abrir fervura, desligue e reserve.
- Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó, o bicarbonato, o cravo, a canela.
Acrescente o açúcar mascavo (caso tenha alguns torrões de açúcar, desmanche-os todos),misture bem, adicione o mel e o leite quente.
Misture até obter uma massa lisa, ou seja a massa fica mais encorpada.
Unte e enfarinhe fôrminhas próprias para pão de mel e despeje a massa até metade,devido a ação do bicarbonato, a massa cresce ao ser assada.
- Quando for iniciar a colocação da massa nas fôrminhas, ligue o forno em 180ºC, para pré-aquecê-lo.
- Coloque todas as fôrminhas com a massa, numa assadeira e leve ao forno.
- Nos primeiros 10 minutos, abaixe a temperatura do forno para 160ºC, passados esses 10 minutos, aumente a temperatura para 180ºC novamente, e asse por mais ou menos 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, o mesmo saia limpo.
Não deixe dentro do forno, após desligá-lo, para que as mesmas não sequem.
Espere amornar, desenforme e coloque os pães de mel em uma superfície forrada com papel-manteiga ou papel-alumínio.
Após esfriar, corte-os ao meio e utilize o recheio escolhido

Recheio de doce de leite

2- Recheio:
[Eu fiz de doce de leite caseiro mesmo, coloquei a lata de leite condensado na panela de pressão e deixei por meia hora, esperei esfriar TOTALMENTE, NÃO abra a lata quente, perigo DE QUEIMADURA GRAVÍSSIMA.....Daí feito o doce de leite acrescentei um pouco de creme de leite pra quebrar um pouco do doce e depois acrescentei chocolate meio amargo picado]
[Fiz recheio de brigadeiro: com o mesmo doce de leite caseiro, acrescentei chocolate meio amargo derretido] Hummmm, ficou bão..rsrs

3- Prepare a cobertura:
- Derreta o chocolate conforme instruções da embalagem.
Utilizando o garfo próprio para banhar, banhe cada pão de mel e retire-os dando batidinhas com o garfo para escorrer o excesso.
Coloque-os sobre uma superfície forrada com papel-manteiga e aguarde até eles secarem para serem embalados.
- Se estiver muito calor, leve à geladeira por alguns minutos para secar.
Não deixe muito tempo na geladeira, porque o chocolate fica esbranquiçado, mas,
não estragado. Pode ser degustado assim mesmo.

4- Após a cobertura secar, embale-os individualmente.

Rendimento:

Fôrminhas de 6cm - 20 unidades.
Fôrminhas de 4cm - 35 unidades.

OBS 3:
[Eu usei assadeira de bolo mesmo, achei mais prático e tb não tinha forminhas de PÃO DE MEL, cortei ao meio, recheie, coloquei 30 min na geladeira,cortei do tamanho desejado e depois banhei com chocolate fracionado]
OBS 4.: A xícara-medida que eu uso é padrão=250ml.

Importante: lembre-se sempre: espere esfriar bem, tanto para guardá-los
nas vasilhas (antes de banhá-los) quanto para recheá-lo e banhá-los, porque
senão eles mofam.

Fonte: A receita desse Pão de Mel é da amiga Lourdes Maria da comu Culinária –Receitas..... Fica Ótimooooo,úmido e saboroso... vale a pena experimentar
Recheio de brigadeiro

8 comentários:

Renata disse...

Obrigada pela visita, e parabéns pelo pão de mel delicioso!!!

Abraço,
Renata

Cris disse...

Fabrine, que maravilha seus pães de mel...
Eu que sou craque nisso ameiiii os seus!

Parabéns, agora é só vender amiga! vai ser um sucessooooo!

Bjos da Cris

Minhas Tuas Nossas Receitas disse...

Minha amiga,

Falar o que...
Eu querooooooooooooooooo....
Divino amiga, parabéns e obrigada.
Bjussssssssssssssssss

Daniana Bittencourt disse...

Fá!!
Que espetáculo de receita e de passo a passo.
Amei os detalhes na sua explicação.
Obrigada por compartilhar.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Lou Marie Freitas disse...

Fabrine, meu Anjo, que lindos seus xodós, ficaram maravilhosos, obrigada pelo carinho em postar meu nome.
São pessoas como vc, que fazem a diferença em nossas vidas.

Deus a abençoe e a proteja sempre, sucessos mil.

Beijinhos,

Lourdes Maria de Freitas
.

Marcela Aline disse...

Noooossa fiquei com água na boca meeeesmo!!
Tá com uma cara maravilhosa.
Delícia, delícia, assim vc me mata... rsrs

kitutes da Brine disse...

Renata, Cris,Márnia, Daniana,obrigada amigas
******************
Lou ...querida...amiga o mérito é todo seu..essa sua receita é demais...vou fazer dela sempre. Eu q agradeço por compartilhar essa maravilha conosco...
*******************

Amiga...veio fazer uma visitinha é?..rs
bjs

Mi disse...

Olá quero te parabenizar pela receita amei!!!ah to fazendo pra vender comprei as forminhas redondas da muito certo e vende muuito bem!!!

Postar um comentário









LIVRO DA ANITA

Vários. Uhuuu

SeuOrkut.com.br


2º selo. Ebaaa

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Sudeste, Brazil

Bon Apetit

Os melhores

Todas as receitas estão no Petitchef

Sigam me os bons. rs

Entre e dê uma espiadinha rs


Olá, meu nome é Fabrine Pacifico, tenho... ( é melhor deixar essa parte em off, rsrsrs), sou carioca, Pedagoga e gosto de me aventurar na cozinha fazendo essas guloseimas q só de olhar já ficamos satisfeitos (Nossa !!! Que prepotência. hehehe). Na verdade esse Blog foi feito por incentivo de uma amiga minha chamada Soraia Nicolino (apesar da minha resistência no início, refleti mais um pouco, achei a idéia legal e no final acabei fazendo, lógico com o assessoramento dela, (como colocar template, cursor, calendário, relógio, midi player etc.) afinal em se tratando de Blog eu era analfabeta. Rsrsr.. Ainda bem q ela não me cobrou hehehe Ah! Só falta ela fazer uma receitinha básica para eu colocá-la aqui (isso seria uma Marco na nossa história, já que ela passa bemmmmm longe da cozinha kkkkkk (Ops....será q ela vai gostar dessa revelação???? hehehehe) Bom, continuando.....nesse Blog contém as receitas que fiz, gostei e gostaria de compartilhar com vcs, pois acho legal essa interação virtual ( Ih! Até rimou.hehehe). Além de ter algumas receitas de pessoas q permitiram a publicação (Humm... publicação !? O negócio tá ficando sério !!! rsrsrs) Pronto, acho q é só isso.Gostaria de agradecer a visita, obrigada pela preferência ( rsrs ) e deixa um comentário POR FAVOR, ( o dedo não vai cair se for digitar algumas palavras, né? Rsrsrsrs) Agora chega, escrevi demais... (daqui a pouco isso vira uma Tese. rsrss )
Fiquem com Deus.....

Bem Vindo, Obrigada e Volte Sempre