"Não se pode trabalhar sem combustível, porque a máquina humana é igual a qualquer outra e o combustível dela é o
alimento."
(Josué de Castro)

PUDIM DE LEITE À MODA ANTIGA






PUDIM DE LEITE À MODA ANTIGA
" Na época em que o leite Moça ainda era menina ( :) ) e só era presente na casa de gente rica ( beeeem rica) e em dia de festa, as avós tinham uma maneira bem especial de fazer pudim.
Sou muito apegado às minhas raízes nordestinas, apesar de ser um cidadão do mundo. Colocarei aqui a receita do pudim que minha avó vendia quando a nossa famíliazinha (minha avó teve 23 filhos....uns 30 e poucos netos...) dependia das delícias que ela fazia por encomenda". Essas são as palavras do Otto.....

OTTO faz parte da comu Culinária -Receitas
*
Agora vêm as minhas....
Otto meu querido Otto....Q Pudim é esse???? Simplismente digo q amo esse Pudim, amo sua avó e amo vc tb..kkkkk (com todo o respeito rs)
Gente sempre tive vontade de fazer um Pudim sem furos, no início conseguia fazer mas de uns tempos pra cá...Meu Deus, não sabia o q estava acontecendo,começou a desandar o negócio....O coitado saía pesado e parecia q tinha sido metralhado, ficava cheio de furos. Mas eis q encontro OTTO e dividiu essa receita que é MARAVILHOSA, MAGNÍFICA, GOSTOSÍSSIMA, ESPECIALÍSSIMA....DEMAIS... No tempo da avó do Otto ela era barata e não é que continua sendo...rsrsr..... Leite, Ovos e açúcar, 3 ingredientes juntos q se transformam em uma SOBREMESA ESPETACULAR.....Vale a pena tentar.....

Vou colocar a receita na íntegra e o q estará em negrito foi do jeito q fiz

1. Faça um caramelo e coloque SOMENTE NO FUNDO de um pirex. Nunca fiz esse tipo de pudim em forma de alumínio. Tentem e me digam! [ eu tentei e ficou ótimo, usei fôrma de alumínio e coloquei o caramelo só fundo]

2. Coloque 800 ml de leite pra ferver ( ou leite de coco à gosto + leite até completar 800ml)
[usei 600 ml e não usei o leite de coco]

3. Bata na batedeira ( ou na mão) 5 ovos (gemas sem pele) + 1 1/2 xícara açúcar + baunilha à gosto ( eu ponho 1/2 col sopa) + 2 col sopa de coco ralado ( opcional...o coco vira uma casquinha)
[usei 4 ovos e não coloquei o coco ralado]Dá próxima vez coloco mais 1 pra ficar mais consitente

4. Diminua a velocidade da batedeira e vá colocando o leite fervente.

5. Coloque na forma e leve ao forno (200ºC) em banho-maria ( com a água já fervente) por 1h. Enfie uma faquinha. Se sair limpa, o pudim já estará cozido. Retire do forno MESMO QUE NÃO ESTEJA DOURADO e mesmo QUE APARENTE NÃO ESTAR FIRME. Tenha fé no teste da faquinha!!!!

6. Deixe esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.

7. Desenforme: solte as laterais com uma faquinha, delicadamente. Dê uma sacudidinha e desenforme.

8. RESULTADO: um pudim firme, suuuuuper macio e leve, branquinho nas laterais e beeeem dourado na parte de cima! Se colocarem coco, ele sobe e forma uma casquinha gostosa, mas é opcional!

9. VANTAGEM: é delicioso, não é doce demais, é leve, é barato e rende muito. É "à moda antiga" pq era assim que as avós faziam pudim na época que o leite condensado era artigo de luxo!


Hummmm

10 comentários:

Isabel Salvador disse...

que bom aspectoooooooooooooooooo,muito bjokinhasssss

Abelha Maia disse...

Tão bommmm, mesmo daqueles que gosto, abençoada avó.
bj

Daniana Bittencourt disse...

Lindo... eu não importo quando fica com furos... Gosto deles de todos os jeitos! rsrsrs
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Chef Daniel Deywes disse...

Brine, QUe lindo pudim né??? Eu já tinha visto essa receita na comunidade.

Fico pensando como a vó dele com 23 filhos tinha tempo para cozinhar, eu com 2 já tenho q dar pulos rsrsrsrsrs

abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Vαℓérια Ribeiro˙·٠.ઇઉ disse...

Fabrineeee!!!! Que coisa maravilhosa mulher!!!!! Pra mim só tem um problema... Eu nao sei fazer a calda.... :( .... é sério....:/..
Todas as vezes q tentei queimou.... POR FAVOR AMIGA me ensina a fazer a calda!!!!!!!!!

beijos!

kitutes da Brine disse...

Belinha...aspecto bom e gosto maravilhoso...ameiiiiiii

Abelha...eu tb gosto...esse Pudim é demais...Hummmm

Daniana....mas os meus ultimamente...Jesus..parecia Pudim raivoso...cheios de furos e parecia solado..sei lá...saía estranho..rsrs...Mas esse...Hummmmm

É Daniel..eu nem quero imaginar...rsrs...Esse Pudim é muito bom ..faça amigo...ira adorar...abraço

kitutes da Brine disse...

Valéria amiga...
Na verdade eu faço a calda no olhometro mesmo e graças a Deus sai certo rs...Mas eu dei uma pesquisada e encontrei uma receita no Blog do Rainhas do Lar, postada pela Faby q diz assim:
**

"2 xícaras de açúcar, em fogo baixo, mexendo até ficar douradinho. Em seguida, 1/2 xícara de água bem quente (e cuidado porque nessa hora espirra!), mexe e deixa lá, descansando um pouco enquanto você bate o pudim. Depois que coloca a água, mexe, com o fogo ainda ligado mas aí desliga logo em seguida, ok? Ela também diz que se nessa hora ainda tiverem alguns gruminhos de açúcar não é pra esquentar, porque quando a calda estiver dando aquela descansadinha os gruminhos vão se dissolver"

***
Tenta e depois me diz...Espero ter ajudado...bjs

Aline Vasconcelos disse...

Olá Fabrine,
Tenho uma dúvida, qdo bato os ovos e o açucar na batedeira fica meio em ponto de neve 'amarelada'??
Obrigada,
Aline

kitutes da Brine disse...

Aline, é isso mesmo...o açúcar com os ovos batidos juntos fica uma "neve amarelada"
Faça amiga não irá se arrepender
bjs

Minhas Tuas Nossas Receitas disse...

Amiga

Já falei que tu vais acabar matando a velha aqui, rsrsrsrsrsrrsrsrs
Como vou dormir depois desse pudim e do pão de mel, aff será que posso comer virtual... minhas lombrigas estão atacadas, rsrsrsrsrsrsrss
Bjussssssssss

Postar um comentário









LIVRO DA ANITA

Vários. Uhuuu

SeuOrkut.com.br


2º selo. Ebaaa

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Sudeste, Brazil

Bon Apetit

Os melhores

Todas as receitas estão no Petitchef

Sigam me os bons. rs

Entre e dê uma espiadinha rs


Olá, meu nome é Fabrine Pacifico, tenho... ( é melhor deixar essa parte em off, rsrsrs), sou carioca, Pedagoga e gosto de me aventurar na cozinha fazendo essas guloseimas q só de olhar já ficamos satisfeitos (Nossa !!! Que prepotência. hehehe). Na verdade esse Blog foi feito por incentivo de uma amiga minha chamada Soraia Nicolino (apesar da minha resistência no início, refleti mais um pouco, achei a idéia legal e no final acabei fazendo, lógico com o assessoramento dela, (como colocar template, cursor, calendário, relógio, midi player etc.) afinal em se tratando de Blog eu era analfabeta. Rsrsr.. Ainda bem q ela não me cobrou hehehe Ah! Só falta ela fazer uma receitinha básica para eu colocá-la aqui (isso seria uma Marco na nossa história, já que ela passa bemmmmm longe da cozinha kkkkkk (Ops....será q ela vai gostar dessa revelação???? hehehehe) Bom, continuando.....nesse Blog contém as receitas que fiz, gostei e gostaria de compartilhar com vcs, pois acho legal essa interação virtual ( Ih! Até rimou.hehehe). Além de ter algumas receitas de pessoas q permitiram a publicação (Humm... publicação !? O negócio tá ficando sério !!! rsrsrs) Pronto, acho q é só isso.Gostaria de agradecer a visita, obrigada pela preferência ( rsrs ) e deixa um comentário POR FAVOR, ( o dedo não vai cair se for digitar algumas palavras, né? Rsrsrsrs) Agora chega, escrevi demais... (daqui a pouco isso vira uma Tese. rsrss )
Fiquem com Deus.....

Bem Vindo, Obrigada e Volte Sempre